Aterramento de Cercas

O aterramento das cercas deve ser feito a pelo menos cada 40 metros, interligando os arames da cerca entre si e ligando o arame de interligação a uma haste ou malha de aterramento. Tem a função de amenizar os efeitos das descargas elétricas, fazendo assim com que os gados não morram ao encostar em cercas. Uma nuvem de tempestade pode carregar eletricidade ao arame das cercas, causando assim decargas fortes nos animais.

Já com o aterramento correto, o gado que tocar a cerca funcionará como fio terra, conduzindo a corrente da cerca até o solo, que passará pelo seu corpo, podendo provocar a morte do animal. Por este motivo é importante descarregar a eletricidade estática acumulada nos arames da cerca através de aterramento. Soluções: O aterramento das cercas deve ser feito a pelo menos cada 40 metros, interligando os arames da cerca entre si e ligando o arame de interligação a uma haste ou malha de aterramento. Para reduzir a eletricidade acumulada é conveniente secionar a cerca a cada dois ou três aterramentos. A figura abaixo mostra como deve ser feito este secionamento que pode ser realizado de três maneiras:

– Utilizando isoladores especiais;

– Utilizando pedaços de madeira de 30 a 50 cm, fixando os arames de interligação e aterramento em suas extremidades.

– Interrompendo a cerca pôr dois mourões afastados de 30 a 50 cm e aterrando cada trecho no mourão correspondente.

O estado de conservação das hastes deve ser verificado periodicamente (2 a 3 anos), pois pode haver corrosão e o arame de aterramento ficar solto. Consulte nosso departamento técnico para indicação do material adequado para este tipo de aterramento.

Verifique mais sobre o assunto aqui !

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)