Continuação da Série que explica por que o Brasil tem maior incidência de raios

No domingo do dia 17 de Fevereiro de 2013 o programa Fantástico da emissora Rede Globo deu início ao primeiro episódio série que explica por que o Brasil tem maior incidência de raios.

Em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Fantástico montou o guia definitivo para você entender esse fenômeno!

O Brasil passou a ter o supercomputador mais rápido do hemisfério sul e, pela primeira vez na história, atingiu a 29ª colocação da lista das máquinas mais poderosas em atividade em todo mundo.

tupa

De acordo com o TOP500, órgão que avalia os supercomputadores, o Tupã, instalado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de Cachoeira Paulista (a 202 km de São Paulo) desde outubro, é o terceiro mais poderoso entre os equipamentos dedicados à previsão de tempo e de clima sazonal.
Foi explicado que no Brasil por causa da umidade e o calor favorece a formação de raios. Manaus é a cidade onde morre mais pessoas no Brasil com índice de acidentes causados por raios, devido este fator de calor e umidade. Passou também dicas e alerta de como evitar ser atingido pelo raio.
Como por exemplo quando estiver próximo a praia não refugie debaixo de quiosque pois quando o raio atinge o solo ele pode atingir até 50 metros de distância e na água a carga é muito maior, se possível refugiar dentro do carro fechado por que ele servira como isolante.


Não perca em instantes a continuação do segundo episódio da série que explica por que o Brasil tem maior incidência de raios no programa Fantástico da emissora Rede Globo.

Fonte: G1

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)