Mais que um espetáculo para os olhos, os raios guardam em si a prova da eletricidade existente em nossa atmosfera. Este fenômeno tem estreita relação com princípios e conceitos físicos, particularmente de eletricidade. Ao longo dos tempos, o homem tem tentado conhecer um pouco mais sobre essas manifestações e hoje em dia existem centenas de Institutos de Pesquisa espalhados pelo mundo dedicados a esses estudos.
As principais conseqüências das descargas elétricas atmosféricas (raios) são a luz (relâmpago) e o som (trovão). Vamos explicar abaixo a diferença entre esses fenômenos.
Durante as tempestades as nuvens se carregam de eletricidade e liberam “faíscas” gigantescas diretamente para a Terra, estas “faíscas” são os raios. Dentro dessas nuvens existem números gigantescos de gotículas de água e elas estão em constante atrito umas com as outras e com isso trocando cargas elétricas até que uma região da nuvem fique com mais carga elétrica que outra região, então acontece um relâmpago que é o fluxo de cargas elétricas da região com maior concentração de cargas para a região de menor concentração. Esse relâmpago pode ter 30.000 ampères de corrente elétrica que é mais que o suficiente para matar uma pessoa.
A descarga aquece o ar por onde passa e o dilata muito rápido, essa dilatação rápida produz um som forte, o qual é o trovão. Embora o som seja ensurdecedor e assustador, no geral ele é inofensivo. Porém o deslocamento do ar pode derrubar alguém e tornar tal situação fatal.
Na Montal você encontra os melhores SPDAs para proteção contra raios, trovões e relâmpagos. Para se proteger siga essas dicas básicas, mas valiosas:
-Evite ficar perto de cercas de arame, grades, tubos metálicos, linha telefônicas e de energia elétrica, bem como de estruturas metálicas.
-Fique longe de tratores, motocicletas e bicicletas; e se estiver no automóvel, fique dentro dele com as janelas fechadas.
-Não fique em campos abertos, pastos, campos de futebol, lagos, descampados.
-Proteja-se dentro de casas, automóveis, ou edificações que tenham Pára-Raios.
-Jamais procure abrigo sob árvores, principalmente se elas estiverem isoladas ou em campo aberto.
-Fuja do topo de morros e locais altos.
Fontes: http://noticias.terra.com.br