O que é raio e como ele se forma?

“A umidade do ar sobe e transforma-se em água, que na qual se forma as nuvens. As gotículas de água continuam subindo, transformando-se em partículas de gelo. E assim temos as nuvens de tempestades. Essas partículas de gelo batem umas nas outras. E ao baterem, por atrito, ficam carregadas eletricamente. Até que a quantidade de cargas é tão grande que o ar não consegue mais isolar. Elas acabam indo uma em direção à outra, formando uma descarga dentro da nuvem ou entre uma das cargas da nuvem e as cargas do chão, formando o raio para o chão, que nós conhecemos”, explica o especialista Osmar Pinto Junior.”

Como algumas pessoas sobrevive quando é atingida pelo raio?
Sobreviver a um raio certeiro é o que se costuma chamar de milagre. De modo geral, quando alguém sai com vida é porque foi atingido indiretamente, por correntes que vêm pelo solo.
“A maioria dos raios começa nas nuvens e desce em direção à superfície. Quando chegam próximo ao solo, 200 metros, 100 metros, sai uma outra descarga do chão para encontrar com raio”, explica Osmar Pinto.

O que normalmente atingi as pessoas que sobrevive é uma dessas descargas que saem do chão. Na linguagem técnica, uma descarga conectante.
O que sobe por essas pessoas foi a descarga para encontrar aquela que vinha do céu, mas felizmente não encontrou. Uma outra descarga que subiu talvez de um para-raio próximo encontrou antes e então o raio não acontece na pessoa, senão essa pessoa não teria chance de sobreviver”, diz Osmar Pinto Junior.
Para-raios é um equipamento colocado no alto de prédios para atrair as descargas elétricas.

Estas imagens abaixo é um captor franklin é utilizada no topo dos portes e mastros confira no nossos produtos clique aqui.

pararaios
pararaios2
pararaios3
pararaios3

Um prédio de 10 andares, 30 metros de altura. Lá em cima tem um para-raio. Você estará protegido até uma distância de 30 metros do prédio. Se você tiver a 50, 60 metros do prédio, aquele para-raio não tá lhe protegendo em nada.
“A finalidade do para-raio: proteger a estrutura do prédio. Só que, ao cair o raio no para-raio, o ambiente eletromagnético ao redor induz corrente em todas as fiações nas paredes do prédio. E isso chega nas tomadas”.
Não ficar perto de tomada durante tempestades. E se as pessoas dentro do prédio estão próximas às tomadas podem levar um choque. Como regra geral, você deve ficar distante de qualquer objeto ligado à rede elétrica ou à rede telefônica.
Usar celular durante uma tempestade é seguro, desde que o aparelho não esteja ligado no carregador. Uma boa ideia é tirar todos os aparelhos da tomada. Isso ajuda a proteger os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos.
Muitos de nós associamos raio a estruturas construídas pelo homem, prédios, torres, mas numa no campo, a gente também tem problema com raio.
img 1323093106 956O trabalho no campo, ao ar livre, é a situação em que os raios matam mais gente no Brasil. Na última década, no Brasil, morreram cerca de 1.300 pessoas atingidas por raios. E dessas 1.300, 300 mortes no campo, 300 estavam no campo. Por isso, é importante saber como se proteger.
“Evitar a primeira reação que é correr para debaixo de uma árvore para se proteger da chuva. Se tiver segurando uma enxada, alguma coisa, jogar pra longe, e ir para o meio do descampado, um lugar como aquele ali, longe das árvores, longe de cerca, longe de gado, longe de cavalo, longe de árvore. Quer dizer, longe de pontos altos e de objetos metálicos ”, aconselha Osmar.
“Outra recomendação é que se a pessoa tiver no meio do pasto, ela não vai ficar de pé, tem que se agachar, porque aí você fica com uma área de contato com o solo maior, eu tenho que ficar com os pés juntos, agachado, embora seja numa posição não confortável”, explica Osmar.
Será que quem está na cidade grande está mais protegido dos raios? Em princípio, você realmente está protegido, mais protegido na zona urbana de uma grande cidade do que na zona rural. Agora, por outro lado, as zonas urbanas também causam mais raios.
É que pontos altos, como arranha-céus e torres de transmissão além de atrair, produzem raios.
As cargas negativas do solo vão em direção às cargas positivas que estão dentro da nuvem de tempestade.

Fonte: G1

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)