Pararaio em árvore?

Sempre que cito que existe a possibilidade de se aproveitar a estrutura de uma árvore como elemento do SPDA, vejo vários pontos de interrogação pairando no ar. Dessa forma resolvi fazer uma compilação de informações do texto do Anexo F da NFPA, versão 2011, relacionando à proteção de árvore contra descargas atmosféricas.

Anexo F – Proteção em árvores

F.1 Geral

Árvore que estiverem a até 3m de uma estrutura, ou com ramificações que se estendam acima dela, devem possuir proteção contra descarga atmosféricas em função dos riscos relacionados a descargas laterais, incêndios ou outros danos relacionados a estilhaços, no caso de superaquecimento dos fluidos internos e consequente fragmentação por explosão. Também pode ser desejável equipar outras árvores SPDA em função de seu valor para proprietário. A figura F.1 ilustra essa proteção.

F.2 Metodos e materiais

F.2.1 Condutores

Os condutores devem estar de acordo com os requisitos do Capitulos 3.

F.2.2 Percurso de condutores

Um condutor único deve ser instalado a partir da parte mais alta da árvore seguindo ao longo do tronco até a conexão com a terra. Se a árvore possuir bifurcações, condutores adicionais devem ser estendidos para as partes mais altas dos galhos considerados principais. Esses condutores devem ser interligados ao condutor de descida. Se o diâmetro do tronco da árvore for superior a 0,9m, devem ser instalados dois condutores de descida de lados opostos do tronco.

F.2.3 Minicaptores

A captação deve ser estendida acima das partes mais altas da árvore utilizando-se minicaptores.

F.2.4 Conexões e fixações

Todos os elementos devem ser fixados à árvore de forma segura, de tal forma a não impedir seu movimento natural por causa de vento, tampouco o seu crescimento.

F.2.5 Aterramento

As terminações  para o eletrodo de aterramento devem seguir as seguintes recomendações:

1-Conectar todos os condutores de descida interligando-se a três ou mais condutores radiais enterrados a 0,3m de profundidade, espaçados em intervalos iguais na base da árvore para uma distância não inferior a 3m.

2-Os condutores do eletrodo devem ter distância superior aos galhos mais longos da copa da árvore. A distancia deve ser superior a 7,6m.

3-Verificar a possibilidade de interconectar os condutores radiais com um anel também enterrado a 0,3m.

4-Sempre que possível, interligar os condutores do eletrodo a um tubo metálico subterrâneo de água (geralmente redes de hidrante).

Nota:

1-Seja critério e observe a disposição das raízes para não danifica-las ao instalar os condutores do eletrodo de aterramento.

2-Os condutores devem ser tencionadas (deixando uma folga), de modo a permitir o crescimento da árvore.

3-Os minicaptores podem ser  puntiformes ou não.

Fonte: O setor elétrico

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)