Logo montal Para Raios SPDA

SPDA ESTRUTURAL: REBAR

SPDA ESTRUTURAL: Vergalhão Rebar e Conector Estrutural Montal

INTRODUÇÃO:

As ferragens de aço da estrutura de concreto armado das edificações passaram a ser utilizadas como eficiente dispersor da corrente da descarga atmosférica, a partir da edição da NBR-5419 no ano de 1993. No sistema estrutural de SPDA, é necessário garantir a continuidade elétrica e a equipotencialização das diversas partes da estrutura, desde a fundação até o topo da edificação. Para isso, como forma segura, confiável e prática de assegurar os requisitos normativos, garantido adequada continuidade elétrica, adota-se o Vergalhão adicional galvanizado à fogo RE-BAR e o Conector Estrutural MONTAL, juntamente com procedimentos específicos de conexão e amarração.

Mais à frente, no item COMO EXECUTAR, disponibilizamos informações técnicas, conforme o anexo D da NBR-5419, que tem por objetivo facilitar o entendimento do sistema estrutural, não substituindo todavia, o projeto oficial de SPDA. O ideal é que a obra inicie com projeto especifico de SPDA responsabilizado por engenheiro registrada junto ao CREA.

Código MontalDescrição e dimensõesAplicação
 MON-238Vergalhão galvanizado à fogo 50mm²x4m (ø8mm)Pilar
MON-239Vergalhão galvanizado à fogo 80mm²x4m (ø10mm)Fundação/Pilar
MON-240Vergalhão galvanizado à fogo 3/8″x3m (ø70mm²)Pilar
MON-241Vergalhão galvanizado à fogo 3/8″x3,4m (ø70mm²)Pilar
MON-432Clips galvanizado p/ emenda de barras ø 3/8″Emenda de vergalhões
MON-431Conector estrutural MONTAL, rosca 3/8″, disco inox, regulagem 37mmEmbutido no concreto
MON-427Conector parafuso fendido em latão estanhado c/ rabicho e rosca 3/8″ mecânica p/ cabos 16 a 70mm²Conexão de condutores
MON-508Parafuso cabeça chata INOX  1/4″ x 7/8″No prisioneiro MON-542
MON-541Parafuso cabeça chata INOX  3/8″ x 1″No conector estrutural
MON-542Prisioneiro redutor 3/8″ para  1/4″No conector estrutural

COMO EXECUTAR:

ATERRAMENTO NA FUNDAÇÃO:

  • Representado no desenho abaixo pela cor verde, deve-se instalar o RE-BAR 80mm² (MON-239), a partir do ponto mais profundo do tubulão, atravessando o bloco até a base do pilar do térreo. O RE-BAR deve ser amarrado fortemente com arame recozido aos estribos e demais ferragens,sendo usado na emenda entre barras, três clips galvanizados 3/8” (MON-432), obedecendo um trespasse de 20cm, conforme detalhe A.
  • Um tubulão por pilar que compõe a torre da edificação deverá ter o Re-Bar de aterramento MON-239, que também deverá ser instalado horizontalmente no fundo da viga baldrame, junto com as demais ferragens, (obrigatório para fundações pouco profundas). A conexão entre a barra vertical(tubulão) e horizontal (viga de cintamento baldrame) se dá conforme o detalhe B.
  • Na base dos pilares do pavimento térreo, como insert no concreto armado, deverá ser instalado CONECTOR ESTRUTURAL MONTAL (MON-431) para futuras medições de continuidade elétrica do sistema, conforme detalhe E.

DESCIDAS NOS PILARES:

  • Representado no desenho abaixo pela cor amarela, o RE-BAR 50mm² (MON-238) ou 3/8” (MON-240) deverá ser embutido em cada um dos pilares da torre do prédio, em sua face mais externa, amarrado fortemente com arame recozido aos estribos, sendo a emenda entre barras conforme detalhe A. O RE-BAR das descidas deve ser interligado ao RE-BAR 80 da fundação.
  • Os vergalhões RE-BAR e 50% das armaduras de aço de todos pilares, lajes e vigas devem ser interligadas entre si em todos os pavimentos, através de peças de aço comum 10mm em forma “L”, medindo 20x20cm, conectando alternadamente as ferragens verticais e horizontais, conforme detalhes C e D. As ferragens horizontais das vigas externas devem ser sobrepostas por 20cm e firmemente amarradas c/ arame, fechando um anel.

IMPORTANTE:

O sistema estrutural deverá ser integrado ao sistema captor através de Conector Estruturais Montal (MON-431) que poderá ser locado verticalmente ou lateralmente (para conexão com captação lateral nos locais com acesso de pessoas, como por exemplo, terraços da cobertura). Também o sub-sistema de equipotencialização deverá ser integrado ao sistema estrutural, no nível térreo e a cada 20m de altura, prevendo-se conectores MON-431 fazendo a interligação das armações da estrutura e elementos metálicos, como tubulações, trilhos, esquadrias e demais elementos especificados no projeto de SPDA.

É fundamental a conferência das conexões/amarrações antes das concretagens e principalmente encaminhamento das barras e pontos de conexão na última laje. Recomendamos testes de continuidade acompanhados de relatório emitido por engenheiro eletricista responsável e ART.

Ao lado apresentamos figura da estrutura de um prédio com SPDA ESTRUTURAL. Faremos um levantamento básico dos quantitativos dos vergalhões RE-BAR e respectivos clips. Lembramos que é sempre recomendado prever barras a mais como procedimento de segurança, visto que é comum ocorrerem desvios no trajeto dos pilares, pontos de interligação externos, bem como peças tipo “L” na amarração (ver detalhe B no guia orientativo no verso deste prospecto).

Aterramento na fundação (RE-BAR 80):

Tubulões: 6 tubulões x 7,5 m de profundidade = 45m

Viga Baldrame (cimento): 12+12+19+19 = 62m

Total: 45+62 = 107÷3,8* = 28 RE-BAR 80mm²x4m

Clips galvanizado 3/8″ = 28 x 3 = 84 clips

Descidas nos Pilares (RE-BAR 50 ou 3/8”):

6 pilares x 31m = 186m
Total: 186÷3,8m* = 49 RE-BAR 50mm²x4m

Clips galvanizado 3/8″ = 49 x 3 = 147 clips

Conexão externa

6 conexões com captação + 6 conexões na base dos pilares do térreo+

2 conexões de equipotencialização (térreo e 6ºpavto.) = 14

Conctores Estrutual MONTAL – MON-431

Resumo

Vergalhão galvanizado a fogo RE-BAR 80mm²x4m – 28 peças

Vergalhão galvanizado a fogo RE-BAR 50mm²x4m – 49 peças

Clips galvanizado 3/8″ – 231 peças

Conctores Estrutual MONTAL – 14 peças

*apesar da barra ter 4m, considera-se no cálculo 3,8m, pois se perde 20cm para emenda de cada barra.

DETALHAMENTO PARA PROJETOS: Disponibilizamos gratuitamente em nosso site biblioteca de detalhes técnicos de instalação de nossos produtos para utilização em desenhos de projetos.Confira o catálogo “versão completa” ou “detalhes mais usados”. Os detalhes referentes ao SPDA ESTRUTURAL estão na seção DetalhesCad, item 5.2. Abaixo alguns exemplos de detalhes disponíveis.

        .   .   .   

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)