ARTIGO NBR-16785-RESUMO ANEXO G

Procedimentos de segurança para a redução de risco fora da estrutura

Este documento é uma adaptação didática resumida do anexo G da NBR-16785, focado em modelos de conduta e informações que orientam ações com a finalidade de reduzir os riscos causados pelas descargas atmosféricas em áreas abertas.

Não existem meios para evitar descargas atmosféricas. Entretanto, seguindo algumas regras elementares, as pessoas podem se proteger contra os seus efeitos danosos.

Descargas atmosféricas

Caracterizada por altíssima energia atuando em milissegundos. Consequentemente teremos vários efeitos: fios condutores finos fundem e objetos são aquecidos tão fortemente que podem incendiar ou explodir. Se a corrente da descarga atmosférica encontrar um caminho na estrutura contendo umidade, como paredes úmidas, vigas, coberturas ou arvores, este caminho pode explodir de repente. As correntes das descargas atmosféricas podem penetrar nas estruturas pelas linhas de energia e de sinal (cabo da TV por exemplo), danificando equipamentos elétricos e eletrônicos e ocasionando choque elétrico e possíveis ferimentos.

Figura 1 – Imagem destruição por raio

Em áreas abertas, pessoas estão suscetíveis a descargas diretas (principalmente quando estão em pé), a descargas laterais, descargas induzidas, tensões de toque e de passo.

Descargas atmosféricas diretas: Ser atingido por descargas diretas (ver Figura 2) é a ameaça mais perigosa no que se refere às descargas atmosféricas. A corrente da descarga atmosférica flui pela pessoa e causa inconsciência, queimaduras internas e externas, apneia, parada cardíaca ou paralisia.

Figura 2 – Descarga Direta

Recomenda-se que estruturas desprotegidas não sejam utilizadas como abrigos, especialmente pequenas estruturas isoladas como parada de ônibus, pequenas marquises ou pequenas construções (quiosques, celeiros, depósitos, cabanas).  Estruturas com coberturas metálicas e suportes não metálicos podem acentuar os efeitos de uma descarga atmosférica.

Figura 3 – Descarga Lateral / Figura 4 – Centelhamento em estruturasmetálicas não adequadas à proteção

Tensões de toque ou contato:  Estruturas metálicas não somente representam uma ameaça devido ao arco resultante de uma tensão induzida, mas também devido a tensões de toque ou contato. Para reduzir o risco de choque elétrico devido a tensões de toque, é recomendável ficar distante de potenciais condutores de corrente de descargas atmosféricas quando a tempestade estiver nas vizinhanças. Eletrização por tensões de toque (ou tensões de contato) ocorrem quando pessoas, com os pés em contato com uma superfície suficientemente condutiva e aterrada, tocam uma estrutura condutora que possa estar em um potencial elétrico diferente devido a uma descarga atmosférica (ver Figura 5).

Figura 5 – Eletrização por tensão de toque

Tensão de passo:  Quando descargas atmosféricas atingem o solo, a corrente da descarga espalha-se pelas diversas camadas do solo. Um grande aumento do potencial ocorre no ponto de impacto. Tensões de passo podem  surgir  perto  deste  ponto.  Entretanto,  quando  a  descarga  atinge  edificações,  estruturas  ou árvores, a corrente da descarga flui para a terra pelos dispositivos de aterramento das edificações ou estruturas, ou pelas raízes das árvores, e produzem altos potenciais perigosos no solo. Seres humanos podem sofrer tensões de passo perigosas perto de edificações, estruturas ou árvores.

Pessoas  podem  sofrer  tensões  de  passo  quando  estiverem  paradas  com  os  pés  afastados  ou caminhando (ver Figura G.6) e quando a descarga atmosférica atingir as vizinhanças. Esta situação é mais perigosa se a resistividade do solo for maior, a distância até o ponto de impacto for menor e/ou a distância entre os dois pés for maior.

ESTE ARTIGO CONTINUA NO ARQUIVO DISPONIVEL PARA DOWNLOAD COM OS SEGUINTES TÓPICOS:

  • Ferimentos possíveis
  • Como ajudar pessoas feridas por raios
  • Como agir na presença de uma tempestade
  • Como detectar um risco de descarga atmosférica
  • Como encontrar locais seguros
  • O que fazer em áreas abertas
  • Situação perigosa em um carro
  • O que fazer em um camping
  • Tempestades em regiões montanhosas
  • O que fazer na água
  • O que fazer em eventos em áreas abertas
  • O que fazer quando estiver praticando esportes em áreas abertas

FAÇA DOWNLOAD E SAIBA MAIS

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)