Raios gama e as nuvens de tempestade

Cientistas dos EUA descobriram um fenômeno que gera descargas de raios gama dentro das nuvens de tempestade. O cientista Joseph Dwyer está publicando no site livescience.com como está o andamento das pesquisas desse fenômeno.

O raio gama é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que é produzida por elementos radioativos que se desintegram. Em razão da enorme energia, os raios possuem um tipo de radiação ionizante com capacidade de penetrar profundamente na matéria, mais profundo até que a radiação alfa e beta.

Em razão da sua elevada energia, a radiação gama pode causar danos ao núcleo das células, por isso eles são utilizados em pequenas proporções, como para esterilizar equipamentos médicos e alimentos. Esse fenômeno descoberto é mais conhecido como relâmpago negro e foi descoberto há pouco menos que 10 anos.

Alguns pesquisadores ainda não compreenderam como realmente ele ocorre, de tão recente que foi a descoberta. O que deixa os cientistas intrigados são as descargas que ocorrem entre 4,5 e 9 km de altura, na altitude dos aviões a jato. A potência de uma descarga elétrica desse tipo irradiaria todos os passageiros e seria o equivalente a 100 exames de raios X ou a uma tomografia de corpo inteiro. Para as pessoas que estão no solo não há perigo, porque a radiação é absorvida pelo ar.

Mas a boa notícia é que esse fenômeno só acontece dentro de nuvens “cumulus ninbus” que é um tipo de acúmulo de nuvens que atinge grandes altitudes e está associada a eventos meteorológicos extremos. A possibilidade de um avião ser atingido é mínima, mas não é impossível de acontecer. Por isto várias pesquisas estão sendo feitas para a proteção contra estes raios gama.
O cientista Joseph Dwyer do Instituto de Tecnologia da Califórnia irá apresentar resultados de sua pesquisa durante uma reunião da Sociedade Geofísica Internacional este ano, em Viena.

Fonte: diariodovale.uol.com.br

Compartilhe com um amigo!
plugins premium WordPress

ARQUIVO COM TODOS OS
DETALHES CAD DA MONTAL (.DWG)